Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

Karate Shotokan



Total de visitas: 118968
Sobre os Katas da Série SUPERIOR

BASSAI (Romper Fortaleza)

Kyodos:(Movimentos) 42

Esta forma de Kata contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos que representam a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere uma determinação, como se fosse aquela necessária para invadir a fortaleza inimiga.

Característica: Criar energia para romper barreiras(força de espirito e poder)

Objetivos:Treino para desenvolver potência e ser capaz de transformar uma situação desfavorável em favorável.

KANKU (Contemplar o Universo)

Kyodos:(Movimentos) 65

O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu.

Características: Capcidade de transformar a si próprio para superar mais de oito adversários, compreender kyo(falha mental ou física) e jitsu(estado de alerta).

Objetivos: Rápida rotação e deslocamento do corpo,força e suavidade,expansão e compressão do corpo, salto e projeção ao solo.

JITTE (Dez Mãos ou Dez Técnicas)

Kyodos:(Movimentos) 24

Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como dez homens de uma só vez.

Característica: Defesa e contra-ataque contra bastão, espirito inabalável, força de impacto e grande potência.

Objetivos: Aprender dinâmica dos quadris e séries de defesa contra bastão.

HANGETSU (Meia Lua)

Kyodos:(Movimentos) 41

Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato.

Características: Respiração com movimentos do corpo e deslocamentos em meia lua.

Objetivos: Estudo de deslocamento em meia lua e respiração rápida e lenta, aplicação dos movimentos do corpo e membros em sintonia.

EMPI (Vôo da Andorinha)

Kyodos:(Movimentos) 37

A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha.

Características: Simboliza leveza, como a andorinha, dinâmica do corpo de forma alta e baixa,mudança de direção em forma rotativa.

Objetivos: Leveza, rapidez e agilidade,ague zuki, em seguida tobi komi zuki e rápida mudança de direção.

GANKAKU (Grou sobre a Rocha)

Kyodos:(Movimentos) 42

A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.

Características: Equilibrio sobre uma perna, como uma garça sobre o penhasco, encarando um adversário (presença de um forte estado de espirito num conflito de vida ou morte).

Objetivos: Defesa,plano lateral, kakiwake, expressão mental(de garça sobre a rocha.)

JION (Amor e Gratidão)

Kyodos:(Movimentos) 47

Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin.

Características: Maturidade, como Buda, movimentos tranquilos; é uma energia do espirito contida como uma brasa (fogo interno), essência do avanço com rotação em movimentos de oportunidade. Jion é um nome de um antigo templo chinês.

Objetivos: Exercícios de avanço com rotação, giro do corpo e yori-achi.

KANKU-SHO

Mirando o sol

Kyodos (Movimentos) 47

Kan significa contemplar e compreender algo mais como um artista.kuu, kara ou vazio pode significar o universo. Dai significa grande e sho significa pequeno, mas é possível interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior.

Caracteristicas: Aprender defesa, contra-ataque de bastão e agarramentos como defesa pessoal; estudo de como imobilizar o adversário e puxar.

BASSAI-SHO (Romper Fortaleza Secreta)

Kyodos (Movimentos) 29

O significado é igual ao bassai-dai, porém sho poderá significar que existem técnicas escondidas em relação ao dai.

Características: Defesa contra bastão e ura-zuki(soco sem rotação), musumi-ashi, significa furtar a distância com um tiro de passada.

CHINTÊ (Técnicas Estranhas ou Mãos Estranhas)

Kyodos (Movimentos) 33

Características: Há um ensinamento específico desse kata - mesmo quem tem um corpo frágil consegue defender-se contra um adversário mais forte, expressão das ondas do mar (representando serenidade e tranquilidade das águas ao retornar da praia ao mar) ou expressão da natureza contrastando ação e calmaria.

Objetivos: Mudança de sochim-dachi para zenkutsu-dachi e guiaku-zuki em forma de tate-ken; ataque nos olhos com nihon nukite de fora ague zuki, tangenciando corpo nasal, e eficiente técnica de defesa pessoal.

UNSU (Separando as Nuvens)

Kyodos (Movimentos) 53

O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu.

Características: Capacidade de reagir a qualquer tipo de acontecimento. Destina-se a karatecas de alto nível, principalmente àqueles que dominam todos os 15 katas básicos.

Objetivos: Principalmente desenvolver velocidade e agilidade, domínio das três essencias no kata (alternância de velocidade, domínio de força e suavidade, compressão e expansão do corpo).

SOCHIN (Espirito Inabalável)

Kyodos (Movimentos) 36

Características: É uma expressão de energia como um vendaval, domínio caracterizado pelo sochim-dachi e domínio de estabilidade, soma de zenkutsu-dachi com kiba-dachi(zenkutsu-dachi forte frontalmente, e kiba-dachi é forte lateralmente); contração silenciosa e gradativa dos músculos e ao mesmo tempo explosão rápida e contração; domínio do sochim-dachi, principalmente com forte expansão dos joelho como o arco e flecha.

NIJUSHIHO (24 Passos)

Kyodos:(Movimentos) 34

Características: Há duas grandes características - fluência como correnteza de água e explosão seguida de força, suavidade e alternancia de velocidade(lento e rápido).

Objetivos: (1º a 3º) trabalho fluente que expressa correnteza de água, principalmente no 1º, ajustar velocidade do adversário, desviando a energia; no 2º movimento realizar uma explosão e no 3º aproveitar essa energia de explosão transformando em energia de compressão.

GOJUSHIHO-SHO (54 Passos)

Kyodos (Movimentos) 65

Características: Transformação de gojushiho-dai, kata que representa defesa contra ataque de bastão; transforma sua mão em uma espada,aplica-se defesa segura conjugada com eficiente contra - ataque; kata cujo treino é recomendado para aquele que domina as técnicas de karatê com maturidade.

GOJUSHIHO-DAI

Kyodos (Movimentos) 62

Características: Exige movimentação harmoniosa utilizando a energia do solo em neko-ashi, portanto exige muito equilibrio e giro do corpo, domínio de keitô uke (cabeça de galo) e contra ataque utilizando-se da energia do corpo em deslocamento e de cima para baixo.Considerado kata avançado, exige alto domínio de qualidade técnica.

MEYKYO (Espelho da Alma)

Kyodos (Movimentos) 33

Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karate de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.

Características: Defesa contra bastão e salto triangular, que é considerada técnica lendária (sankaku-tobi). São extraídas todas as bases do kata heians, exigindo como espelho limpo o estado de serenidade, transforma estado de desvantagem em vantagem; para domínio desse kata exige-se alto domínio técnico.

WANKAN (Coroa do Rei)

Kyodos: (Movimentos) 16

Características: Explorar o kyo (falha física ou mental) do adversário; esse kata tem pouco número de kyodos e os movimentos são discretos, portanto é considerado um kata de muita dificuldade para expressar as três essências do kata.

JIIN (Amor e Proteção)

Kyodos : (Movimentos) 34

Características : Provavelmente tem origem de Tomari-te e seu antigo nome era Shokyo. Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion. Não é um kata muito praticado e Funakoshi ensinou pouco a seus alunos, mas exige alto nível de estudo.
Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net